"Quando sonhamos sozinhos é apenas um sonho, quando sonhamos juntos é o começo da realidade." Paulo Freire

quarta-feira, 18 de abril de 2012

“Explorer”

Mudanças  no  caminho...
Mudanças  de  ensino!

Primazia  na  postura, 
uma  nova  conduta!

Imagens, sons, textos:
uma Visão  de  FUTURO!

Perceber, compreender, aprender:
a Revelação  do  futuro!

Brincadeira,  educação,  interação:
novo  APRENDIZ!

Ensino   Digital
“Explore”  este  caminho!



terça-feira, 17 de abril de 2012

VESPER- EDUCAÇÃO DIGITAL 2012- O FAZER COLABORATIVO

Na VespeR... Interação-Colaborativa

Bom, esta reportagem que EU trouxe para ser analisada, refletida é perante o papel do professor (muitas vezes já mencionado) como MEDIADOR das tecnologias de informação, e possibilite o desenvolvimento de uma identidade tecnológica capaz de acessar as ferramentas de Rede Social da Web, que vise a possibilidade do desenvolvimento do processo formativo saudável dos alunos, favorecendo a interação colaborativa nas atividades acadêmicas escolares,  isto é descrito no texto como: a chave da moderna Inteligência Coletiva.
A Vesper cita que vivemos na era da EDUCAÇÃO DIGITAL E NÃO DO ENSINO DIGITAL, por isso a importância de situarmos o professor com o seu papel de direcionador, intrutor,guia e acima de tudo, COLABORADOR dos alunos na busca pelo aprendizado e desenvolvimento das diferentes matérias, em diferentes áreas do conhecimento.


Ainda nesta reportagem, há um hyperlink que mostra um novo implemento que a "Intel" implantou (mais uma inovação), e  já são utilizados por alunos. São os "classmates", similares aos notebooks, mas que possuem uma bateria com maios tempo de duração e podem estar junto aos alunos por mais tempo.



Achei uma frase indispensável à nossa comprensão da questão: inclusão digital, a frase de Pe. Xavier: "sozinhos somos pedregulhos,juntos somos rochedo".


Desafios da presidenta Dilma para inclusão digital no Brasil

A reportagem sobre a questão da política lançada referente à inclusão digital, na qual os usos das "lan houses" através do barateamento ou incentivos fiscais é para que ocorram, de fato, inclusões digitais na vida dos brasileiros.

Acredito que isso foi apenas uma campanha política,e que merece discussão sim, SIM, sim! Afinal, no Brasil o que não é campanha?  Muitos vereadores, prefeitos, deputados instauram e implementam leis, sugerem mudanças e... muitas coisas realmente não são realizadas.


Temos muitas políticas educacionais, assim como leis, que ficam no papel, ou ficam apenas a serem discutidas, pois A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL que tanto se almeja em nosso país é REALIDADE para muito poucos cidadãos.

-Discorde quem quiser, aceito comentários!


O quadro acima, da reportagem supracitada, nos remete à realidade social do país diante do uso das tecnologias, números e dados que comprovam o que é mais utilizado, e o que a maioria da população possui contato. Fica evidente que a minoria da população possui "privilégios", os quais podem influir e interferir na educação para efetivar-se uma  melhoria do aprendizado e busca (através dos meios) pelo conhecimento e aprimoração, ou seja, elevar seu nível social.